Apresentando

    Cadu Dias Lopes é midiaeducador há mais de vinte anos. Mas suas origens são muito diversas, anteriores à essa especialidade, o que contribuiu muito para o seu desenvolvimento nessa área tão fascinante.
A música é sua primeira paixão. Tendo frequentado as melhores escolas de música do Rio de Janeiro como Villa Lobos, Calouste Gulbenkian e Escola de Música da UFRJ, Cadu é músico há trinta anos, especializado em bateria e percussão. Sua vocação pela educação começou cedo quando iniciou seu trabalho de ensinar bateria. Ali pode aplicar seus conhecimentos técnicos com novos conceitos no método de ensino. O resultado foi a boa formação de um grande número de alunos que hoje também são músicos do mercado.
    Outro caminho que também sempre o chamou a atenção foi o da produção. No final da década de 80 início de 90 procurou quem conhecia esse mercado, já que ainda não eram frequentes os cursos nessas áreas. Foi aluno de José Antônio Tauil no  AP de Produção (produtora escola), grande produtor executivo da Rede Globo nos anos 80, à quem também foi colaborador em alguns trabalhos. Nesse período também trabalhou no Tear - Núcleo de Artes Criativas, onde pode atuar como arte-educador com crianças entre seis e nove anos.
    Com o gosto por ensinar e toda a “bagagem” que já tinha como produtor e músico, em 1994 foi convidado para iniciar o núcleo de TV do Colégio Marista São José - RJ que iria produzir para a Rede Vida de Televisão.
    Em 1995 criou e fundou o CPTV - Centro de Produções de TV e Vídeo onde pode colocar em prática a mistura de tudo que já havia aprendido com as novas possibilidades da midiaeducação. Ainda na década de 90 também foi convidado para trabalhar no Colégio Santo Inácio no núcleo de mídia, também para articular educação com comunicação.
    Nos dezenove anos que ficou no marista comandou (produzindo e dirigindo) todos os projetos  de televisão, vídeo, jornal escrito, jornal eletrônico e rádio daquela instituição. Além de, no período ente 1990 e 2007, ter acumulado a coordenação do Centro Cultural Marista, onde pode realizar as dez edições da Festa da Música no Rio entre outros projetos culturais.
    Também é criador do Ideia - Núcleo Midiaeducativo, que reune um grupo de profissionais das áreas de educação, comunicação, arte-educação, música e afins, na estruração de produtos educacionais que são oferecidos para empresas de educação ou não.
    Hoje Cadu Dias Lopes está responsável por desenvolver o núcleo de mídia Tear Ponto Com do Instituto de Arte Tear, além de oferecer workshops para adolescentes, jovens e também para educadores utilizando a midiaeducação como paradigma de trabalho.
Também dirige o "Núcleo Ideia Produções e Midiaeducação Ltda." e como produtor executivo (voltado para produtos que envolvam crianças, adolescentes e jovens), está pronto para comandar qualquer trabalho que o resultado final seja um produto audiovisual de qualidade.